在校學生專區

Hélder Tiago de Sousa Alves

來自葡萄牙賈瓦都·阿維理工學院的學生於澳門理工學院公共行政學學士學位課程交流學習

IPM/RAEM, uma aventura transformada em casa!

Ao abrigo de um protocolo de intercâmbio de alunos entre o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Instituto Politécnico de Macau (IPM), foi-me permitido realizar um semestre de estudo, que acabou por se estender para um ano letivo completo.

Não sabia o que esperar visto ser o meu primeiro contacto com a Ásia, no entanto tenho vivo na memória o dia em que cheguei, uma paisagem incrível de edifícios enormes com uma vista deslumbrante para o mar, o ''calor húmido'' abrasador, os cheiros estranhos e a barreira linguística são as primeiras memórias.

Fomos extremamente bem-recebidos pelos alunos do IPM e especialmente pela Dr. Isabel Rosa Duque, responsável pela nossa integração, a quem agradeço o seu excelente trabalho, apoio, boa disposição e paciência.

Olhando para trás e para tudo que passei, sinto que o tempo passou a voar e que tenho imenso ainda para aprender. Fica um sentimento de nostalgia, pois o que começou por ser uma aventura é agora sentido como um novo lar, sendo difícil escolher os melhores momentos, pois foram todos especiais!

Fiz imensas amizades novas de várias nacionalidades, conheci professores fantásticos, voltei a jogar futebol profissional, participei em várias atividades tanto do IPM, como de associações locais, viajei para outros países e realizei o estágio que me permitiu ter uma perspetiva diferente de como se trabalha o sector do turismo em Macau.

Espero poder voltar em breve, reviver algumas das imensas excelentes experiências que tive e visitar os amigos que fiz!

Obrigado família IPM, todo este sentimento se deve ao vosso excelente trabalho a nivél de educação, partilha, união e por nos possibilitarem todos estes fantásticos momentos, sem sombra de dúvida uma excelente instituição de ensino e de formação de Pessoas!

Top Top